Obama: "Mudança chegou à América"
Vitória histórica: o democrata Barack Obama será o primeiro afro-americano na Casa Branca e 44º presidente dos Estados Unidos. Republicano John McCain reconhece a derrota.
O senador democrata Barack Hussein Obama, de 47 anos, foi eleito nesta terça-feira o 44º presidente dos Estados Unidos, ele será o primeiro presidente negro na Casa Branca. De acordo com a emissora de televisão CNN, já às 6 horas.
De acordo com a emissora de televisão CNN, já às 6 horas,Obama havia vencido em 26 estados, tendo assegurado os votos de 338 delegados no Colégio Eleitoral. O republicano John McCain dispunha de 157 delegados de 19 estados. Para vencer a eleição presidencial dos EUA, são necessários os votos de no mínimo 270 delegados.
A notícia da vitória democrata espalhou-se rapidamente pelo país, levando os correligionários de Obama a comemorar nas ruas. Em seu pronunciamento de vitória, em Chicago, Obama salientou ter chegado a hora das mudanças.
Ele apelou para o espírito de unidade a fim de vencer o que chamou de "enormes desafios" de seu governo. Entre eles, citou "duas guerras, um planeta em enorme perigo, a pior crise financeira em um século". Obama anunciou a superação das discrepâncias na sociedade norte-americana e prometeu seu engajamento por uma "unidade nacional".
Comentário: Achamos esta noticia uma coisa muito intereçante para os norte-americanos, mas talvez, não para os brasileiros. Ter um presidente, afro-descendente, com o racismo, todas as desigualdades, o próprio presidente da casa branca, ser um "negro", isso mude um pouco, talvez ate para os brasileiros.
Obama e Joe Biden, seu futuro vice, ao lado das esposas, Michelle e Jill:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário