quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Exército de Israel impede acesso de europeus a Gaza

O exército Israelense impediu nesta quinta, o acesso a faixa de gaza de uma delegação diplomática da União Européia, que tinha previsto supervisionar o desenvolvimento de diversos projetos de cooperação nesse território palestino.
A missão da UE era formada por cerca de 30 pessoas, entre elas vários embaixadores europeus credenciados diante da Autoridade Nacional Palestina.
A proibição aconteceu menos de 24 horas depois que tropas israelenses protagonizaram ontem uma discussão na cidade palestina de Hebron, na Cisjordânia ocupada por Israel, com outro grupo de representantes diplomáticos credenciados na ANP. Neste incidente, os soldados israelenses obrigaram a delegação diplomática, a pedido dos colonos da cidade, a mudar o itinerário de uma visita que realizava por Hebron.
A mudança de itinerário aconteceu após uma grande discussão, durante a qual houve algumas agressoes.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3326295-EI308,00-Exercito+de+Israel+impede+acesso+de+europeus+a+Gaza.html

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Barack Obama - O primeiro presidente "negro" nos EUA.

Obama: "Mudança chegou à América"


Vitória histórica: o democrata Barack Obama será o primeiro afro-americano na Casa Branca e 44º presidente dos Estados Unidos. Republicano John McCain reconhece a derrota.

O senador democrata Barack Hussein Obama, de 47 anos, foi eleito nesta terça-feira o 44º presidente dos Estados Unidos, ele será o primeiro presidente negro na Casa Branca. De acordo com a emissora de televisão CNN, já às 6 horas.
De acordo com a emissora de televisão CNN, já às 6 horas,Obama havia vencido em 26 estados, tendo assegurado os votos de 338 delegados no Colégio Eleitoral. O republicano John McCain dispunha de 157 delegados de 19 estados. Para vencer a eleição presidencial dos EUA, são necessários os votos de no mínimo 270 delegados.

A notícia da vitória democrata espalhou-se rapidamente pelo país, levando os correligionários de Obama a comemorar nas ruas. Em seu pronunciamento de vitória, em Chicago, Obama salientou ter chegado a hora das mudanças.
Ele apelou para o espírito de unidade a fim de vencer o que chamou de "enormes desafios" de seu governo. Entre eles, citou "duas guerras, um planeta em enorme perigo, a pior crise financeira em um século". Obama anunciou a superação das discrepâncias na sociedade norte-americana e prometeu seu engajamento por uma "unidade nacional".

Comentário: Achamos esta noticia uma coisa muito intereçante para os norte-americanos, mas talvez, não para os brasileiros. Ter um presidente, afro-descendente, com o racismo, todas as desigualdades, o próprio presidente da casa branca, ser um "negro", isso mude um pouco, talvez ate para os brasileiros.


Obama e Joe Biden, seu futuro vice, ao lado das esposas, Michelle e Jill: